Quanto custa NÃO investir em inteligência analítica?

Não há mais dúvidas de que a tecnologia é essencial na evolução de qualquer negócio, principalmente para melhorar a gestão da empresa e as operações de cada departamento. Os softwares de gestão (ERP) provavelmente são a tecnologia mais difundida e não é à toa, uma pesquisa da consultoria Alberdeen Research mostra que empresas que utilizam um ERP são 73% mais produtivas do que as que não o fazem, e têm redução de 18% nos custos operacionais

Por outro lado, quando falamos em tecnologias mais recentes e que oferecem outros benefícios que complementam a gestão diária do negócio, muitos empresários ainda têm receio por causa do custo. Porém, os ganhos em melhores processos e produtividade pagam o investimento feito e ainda trazem novas oportunidades de crescimento. Um estudo da TNS Research indicou que companhias de 11 países que investem em tecnologia, incluindo sistemas, mobilidade, Big Data e computação em nuvem, crescem até 53% a mais em receita do que as demais. A inteligência analítica também entra nessas “novas tecnologias”, pois ela também vem se transformando e evoluindo além dos grandes projetos de BI (Business Intelligence).

Então, eu pergunto, quanto custa você não investir em inteligência analítica? Algumas perguntas só você mesmo pode responder, como:

Quanto custa não agilizar processos decisórios?

Sabemos que, no varejo, o tempo de lançamento de promoções, campanhas, pedido de produtos e outros é curto, então, saber tomar as decisões rapidamente pode te colocar na frente da concorrência e evitar ruptura de estoque.

Quanto custa demorar para identificar queda nos indicadores de performance?

Perceber rapidamente que PA, Ticket Médio ou venda líquida está abaixo do planejado é crucial para reverter esse cenário com uma ação pontual de promoção ou um treinamento específico. Quanto mais tempo você demora para identificar esses problemas, maior o seu prejuízo e mais difícil retomar ao planejado.

Quanto custa não tomar decisões assertivas?

Por exemplo, errar na quantidade de produtos pedidos pode ser altamente custoso, pois representa muitas rupturas e ainda um espaço no seu estoque que é ocupado por produtos sem giro. Basta pensar no número de vendas e clientes que você vai perder e ainda no valor do seu m² para calcular o custo do espaço físico do seu estoque.

Quanto custa a produtividade dos seus gerentes, supervisores e consultores de campo?

Se você quer que seus gerentes e supervisores passem mais tempo identificando dificuldades dos vendedores e dando treinamentos adequados ou avaliando os indicadores de cada loja para identificar novas oportunidades de crescimento, não pode fazê-los perder tempo extraindo dados e criando relatórios.

Os indicadores do seu negócio precisam ser apresentados de forma clara rapidamente, para que eles façam as análises pertinentes e não passem o dia inteiro montando tabelas. Basta pensar na quantidade de horas que eles passam montando relatórios e quanto você paga a eles por hora, você quer que o seu dinheiro seja investido em melhorias ou em atividades manuais que poderiam ser automatizadas?

Quanto custa os seus clientes não voltarem à sua loja?

Para trazer os seus clientes de volta à loja, é essencial ter um bom relacionamento e saber personalizar a sua comunicação com ele. Mandar uma mensagem no aniversário, realizar um pós-vendas, saber quais produtos ofertar de acordo com os seus interesses e histórico de compras e entre outras ações.

Todas essas informações podem ser obtidas com uma solução de inteligência analítica que apresenta os dados do seu negócio de maneira intuitiva e te auxilia a fazer as análises importantes do seu negócio.

Talvez você veja essas novas tecnologias como um custo a mais, mas não investir hoje nelas, pode representar perda de marketshare, de faturamento e até a falência. Dessa forma, elas são um ótimo investimento para a sua empresa, que colherá os frutos de ter processos decisórios ágeis e mais assertivos.

 

Tem alguma dúvida em relação a analytics, gestão de indicadores, Big Data e outras tecnologias? Deixe nos comentários que nós respondemos 🙂

Bruna Gonçalves

Formada em Jornalismo, já trabalhou com marketing digital e agora se aventura na área de Gestão de Produto da Disruptiva Franchise Intelligence. Ama tudo o que envolve tecnologia, comida e experiência do cliente.

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