O que fazer para ter a melhor equipe de vendas em minha loja? – Franchise Intelligence

O que fazer para ter a melhor equipe de vendas em minha loja?

O que fazer para ter a melhor equipe de vendas em minha loja?

Todo proprietário e gestor já deve ter se feito essa pergunta pelo menos uma vez na vida: “O que fazer para ter a melhor equipe de vendas em minha loja?”. E não é a toa, pois é essa equipe que vai garantir os resultados do mês, a recorrência de clientes e, consequentemente, a longevidade do seu negócio.

Não é fácil preparar a sua equipe para ela ser a melhor, é necessário tempo e dedicação, mas não é impossível. Então, hoje, vamos ver o que você, como gestor, deve fazer para que os seus vendedores sejam os melhores e não prejudiquem as próprias vendas.

Ofereça um bom ambiente de trabalho

Ninguém consegue ter uma boa performance em um ambiente de trabalho inadequado. Por exemplo, a competitividade é interessante, mas não pode criar um ambiente “hostil” em que vendedores roubem os clientes de outro da mesma equipe, como quando uma pessoa volta para fechar a venda, porém quem fecha não é o mesmo de quem atendeu no primeiro momento.

Ou ainda, um vendedor sem autonomia para, por exemplo, dar determinado desconto é visto com maus olhos pelo cliente, pois precisa a todo momento consultar o superior para fechar uma venda e acaba se delongando mais do que o necessário.

Acompanhe a satisfação da sua equipe

Muitas vezes, uma pessoa começa como vendedor no Varejo mais por falta de opção do que por vontade, dessa forma vemos uma alta rotatividade nas lojas, o que prejudica a performance do seu negócio.

Por isso, é muito importante que você acompanhe como está a satisfação e motivação dos seus vendedores e entender como pode oferecer melhores condições de trabalho.

Uma dica é mostrar que sempre é possível crescer na carreira dentro do varejo e como essa experiência agrega para a vida pessoal e profissional da pessoa, assim, não esqueça de oferecer treinamentos para que ela aprenda constantemente e veja valor em permanecer na equipe. Além de garantir maior satisfação por parte do colaborador, você melhora o rendimento dele e, por consequência, da sua loja.

Dê os treinamentos adequados e corretos para a equipe

Toda a equipe, principalmente os novos vendedores, precisa passar por alguns treinamentos básicos, como de vendas específicas para o segmento, como fazer uma sondagem, fechamento etc. Mas ofereça também alguns que o colaborador pode tirar proveito também fora da loja e que também tragam resultados para você, como comunicação interpessoal.

Além dos mais “básicos”, você sempre deve estar atento às necessidades específicas da equipe. Quando muito novos no trabalho, é comum terem dificuldade em vender o segundo item, por vergonha de oferecer ou por não saber como fazer essa abordagem, então, se você identificar que a equipe ou mesmo um colaborador em específico tem dificuldade nesse indicador de Produto por Atendimento, pense em um treinamento específico para isso.

Observe a venda dos seus vendedores e o desenvolvimento deles

É importante que você observe periodicamente algumas vendas da sua equipe para identificar empiricamente pontos de melhoria, talvez um tenha dificuldade na abordagem inicial, outra não sabe o que oferecer quando o produto procurado está esgotado e tantas outras opções.

Identificando esses momentos, você pode passar o feedback logo em seguida ao vendedor e instruí-lo a como fazer. Assim, você encontra melhorias rapidamente e, o mais importante, corrige na mesca velocidade.

Fique atento às tendências de mercado, de consumo e às tecnologias para Varejo

É importante que você se mantenha atualizado sobre o que acontece no mercado, já que isto influencia no modo que os consumidores querem ser atendidos, o que eles esperam encontrar em uma loja física e que tipo de experiência procuram.

Estamos constantemente falando no blog sobre a loja omnichannel, tecnologias que mudam a experiência de compra e mais. Isso não é somente o futuro do varejo físico, mas já estão presentes em várias redes nacionais e internacionais.

Todas essas informações que você coletar devem ser repassadas para os vendedores para eles estarem a par do que os clientes esperam e entenderem qual a participação deles nesse contexto.

Disponibilize um tempo para que cada vendedor conheça o estoque

O bom vendedor é aquele que conhece os produtos da loja, seus benefícios e diferenciais quanto ao concorrente, assim, ele sabe apresentar ao cliente o valor e não o preço do que vende.

Dessa forma, disponibilize e incentive que a equipe use um tempinho da semana para ficar no estoque, tanto para conhecer o espaço de cada item e agilizar quando for necessário encontrá-lo, quanto para saber o que tem disponível, o que tem uma maior quantidade, o que pode estar parado há mais tempo e, claro, as novidades quando elas chegarem.

Incentive que os vendedores façam o pós vendas

A cada venda, incentive os vendedores a fazerem o cadastro correto do cliente, anotando até o número de roupa ou calçado que a pessoa usa, por exemplo. Com o cadastro completo, o vendedor pode entrar em contato alguns dias após a venda para saber a satisfação do cliente com o produto e atendimento, se houve alguma dificuldade (quando for um eletrônico, por exemplo) e, ainda, se há algum ponto de atenção sobre a experiência de compra como um todo.

Com a numeração, também é possível entrar em contato, por telefone, email ou mensagem, quando houver promoções e novidades na loja.

 

Coloque essas dicas em práticas e nos conte qual foi o resultado! Tem mais ideias para compartilhar? Nos conte pelos comentários 🙂

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