O que a inteligência analítica pode fazer pelo seu negócio

Seja qual for a época em que vivemos, nunca é bom perder tempo e dinheiro dentro da sua empresa. O problema é que muitas vezes os donos não sabem que isso está acontecendo no próprio negócio, então como eles podem resolver essa questão? A inteligência analítica ajuda a melhorar a performance dos processos críticos do negócio.

Uma das piores maneiras de se perder tempo e dinheiro é fazendo uma atividade do jeito mais difícil e ineficaz possível. E tudo piora quando essa atividade é a base para decisões gerenciais da empresa.

Por isso, eu te pergunto, como você faz a gestão analítica da sua empresa hoje?

Inteligência analítica é para todos os negócios

Provavelmente você já ouviu falar de inteligência analítica, mas talvez não esteja aplicando na sua empresa por algum motivo. Saiba que todos os negócios, não importa o tamanho ou segmento, são beneficiados quando as análises e decisões são feitas de maneira inteligente e ágil.

A inteligência analítica trabalha para que todas as informações da sua empresa (vendas, compras, estoque, clientes etc) possam ser medidas, analisadas, comparadas e assim apresentadas de uma maneira fácil. Dessa forma, é possível tomar as melhores decisões para o futuro da empresa. 

Tomar decisões baseadas em inteligência e em dados é uma necessidade atual dos gestores que precisam de soluções inovadoras para esses momentos e para otimizar a utilização da sua base de dados. Baixe grátis o nosso eBook mostrando como a inteligência analítica está revolucionando o mercado de franquias e varejo.

Por exemplo, ter uma visão aprofundada e clara de cada cliente pode ser um grande diferencial para a sua empresa, pois, conhecendo melhor quem compra os seus produtos, é possível trabalhar para aumentar a base de clientes e reter os melhores. E isso só pode ser feito se você conhecer as necessidades do consumidor, frequência de compras, principais motivos etc. Conhecer o seu cliente significa aumentar a satisfação dele e fidelizá-lo. 

Ganhe agilidade nas decisões

Um dos grandes benefícios de gerir o seu negócio pensando em inteligência analítica é o ganho de agilidade para obtenção e leitura de dados e, consequentemente, rapidez na tomada de decisão. Você obtém todas as informações de que necessita com poucos cliques, pode visualizar tudo rapidamente e, assim, fazer a decisão de maneira mais rápida.

Não precisa mais exportar tudo para o Excel, montar planilhas cheias de números de difícil leitura, ou ainda ter que passar horas para encontrar as informações de que precisa dentro do seu ERP atual.

O sistema de inteligência de dados pode ser integrado ao seu ERP, assim, você não precisa inserir ou importar todos os números da empresa.

Faça decisões com mais segurança e minimize riscos

Quando você tem todos os dados importantes de maneira rápida e visual, é possível tomar decisões baseadas neles e não mais em achismos ou apostas no escuro. Isso proporciona maior segurança para a sua empresa, minimiza riscos de decisões ruins e ainda facilita prever tendências.

Quem detém a informação e sabe utilizá-la estrategicamente para tomadas de decisões ganha em eficiência e competitividade, pois enquanto o mercado anda no escuro, você tem toda a base de que precisa. Assim é possível aumentar os lucros e diminuir os custos com processos demorados e decisões erradas.

E, com insights críticos do negócio, você poderá melhorar a experiência do cliente, aumentar a eficácia dos vendedores, adquirir visibilidade do desempenho de receita e lucratividade e administrar melhor seus custos, estoques e rotatividade de produtos.

A gestão analítica da sua empresa não precisa ser demorada e difícil, se atualmente é assim, significa que você está perdendo tempo e dinheiro.

 

Quais são as suas principais dificuldades em colocar em prática inteligência analítica? Comente abaixo que nós podemos te dar algumas dicas 🙂

Bruna Gonçalves

Formada em Jornalismo, já trabalhou com marketing digital e agora se aventura na área de Gestão de Produto da Disruptiva Franchise Intelligence. Ama tudo o que envolve tecnologia, comida e experiência do cliente.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.