Descubra o que fazer para fidelizar clientes neste Natal

Todo mundo sabe que o Natal é a data que mais movimenta o comércio. Nesta época vamos às compras em busca de presentes para pessoas especiais, amigos-secretos de festas de encerramento e também para nos presentear.

É por isso que a data tornou-se tão propícia na missão de atrair novos clientes. Mas além de trazê-los para a sua loja neste período, o que mais você pode fazer para que eles realizem novas compras durante todo o ano?

Aprenda abaixo 5 dicas que ajudarão você a fidelizar os novos clientes conquistados neste Natal.

 

1. Não deixe o cliente esperando para ser atendido

 

Todo mundo sabe o quanto pode ser cansativo fazer compras de Natal devido ao alto movimento no comércio, não é mesmo?

Uma pesquisa da Accenture nos mostra em números como o atendimento é um fator decisivo para a compra: 66% dos consumidores já trocaram de loja por causa de um atendimento ruim. Desses, 82% sentem que a empresa poderia ter feito algo para prevenir que eles comprassem da concorrência, 55% confessam que permaneceriam se a empresa tivesse entrado em contato proativamente e, por fim, 51% dizem que ficariam caso a empresa reconhecesse sua permanência e oferecesse uma gratificação por isso.

Essas informações mostram a importância de se investir no bem-estar do cliente na sua loja. Peça para sua equipe dar as boas-vindas a cada pessoa que entra. Caso seja necessário esperar pelo atendimento, dedique um espaço para que se sintam confortáveis. Considere, também, contratar vendedores temporários para que o atendimento seja mais ágil.

 

2. Valorize a experiência do cliente em sua loja

 

Quando o cliente vivencia uma experiência positivamente marcante, as chances de ele retornar para efetuar novas compras aumentam.

Neste momento, em que as compras de Natal são, em grande parte, para presentear familiares e amigos, um vendedor que ajuda o consumidor a escolher o presente certo vai se destacar, fazendo com que a sua loja fique entre as preferidas no coração dele. Então, incentive a empatia nos vendedores do seu estabelecimento: peça para que eles façam perguntas sobre a pessoa que será presenteada. Assim, eles poderão ajudar melhor durante a compra, até mesmo com dicas e ideias de presentes.

Estimule sua equipe a oferecer um atendimento personalizado, como chamar o cliente pelo nome e ligar para comunicar novidades sobre os produtos de seu interesse, o que nos leva à próxima dica desta lista.

 

3. Ofereça incentivos para futuras compras

 

Ações simples podem ser decisivas para fazer o cliente voltar. A regra é mostrar que você realmente se importa com ele e que quer vê-lo novamente. Para isso, explore a criatividade e planeje novas formas para convencê-lo a retornar à sua loja.

Precisa de ideias? Uma ótima dica é entregar um cupom de desconto válido para a próxima compra. Você também pode oferecer um vale-brinde para compras acima de um determinado valor.

Leia também: 6 práticas que aumentam a recorrência de clientes nas lojas físicas

 

4. Colete informações valiosas

 

No momento de concluir a compra, aproveite para anotar os produtos que foram adquiridos e algumas informações sobre o consumidor, como nome completo, e-mail, telefone, endereço, profissão e passatempos favoritos.

Para o cadastro não ser cansativo, explique que essas informações servirão para melhorar a experiência nos próximos contatos e oferecer oportunidades exclusivas.

Ainda existem outras informações valiosíssimas a serem registradas e que dispensam questionamentos, pois podem ser coletadas a partir do que for observado pelo vendedor durante a experiência do cliente na loja. Conheça algumas delas:

– Para quem o produto foi comprado,

– Quanto tempo levou para decidir pela compra,

– Se precisou de dicas para a escolha do produto,

– Se houve pedidos por descontos,

– Qual foi a forma de pagamento,

– Caso tenha sido um presente, quantos dias antes do Natal foi feita a compra.

Esses são apenas alguns exemplos em meio a uma infinidade de dados que podem ser reunidos para orientar suas próximas interações com o cliente, fortalecendo as chances de que ele apareça em sua loja para futuras compras durante o ano inteiro.

Para não perder essas informações tão importantes e decisivas, invista em um sistema ERP para cadastrar tudo o que for coletado e estreitar seu relacionamento com cada cliente. A ferramenta certa ainda é capaz de ajudar a planejar ações de pós-vendas, aumentando as chances de transformar esse consumidor em um cliente fiel à sua loja.

 

Caso você queira conhecer mais sobre o que uma solução ERP pode fazer para ajudar a fidelizar clientes, convido você a conhecer a solução ERP da VarejOnline, que automatiza essa e outras áreas da sua empresa, com muita facilidade e agilidade, melhorando as estratégias da sua rede de franquias.

Juliano Mortari

CEO - VarejOnline. A VarejOnline nasceu com a missão de transformar a operação de redes de franquias e lojas por meio de uma ferramenta simples e completa, garantindo eficiência na gestão e lucratividade para a empresa. Com 12 anos de mercado, 1.500 lojas cadastradas e mais de 20 mil usuários, a VarejOnline é composta pela matriz em Joinville (SC) e seis franquias posicionadas em grandes polos comerciais do país, facilitando o atendimento em todo o território nacional.

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