8 estratégias para aumentar o movimento na sua loja física

Já falamos aqui no blog sobre a taxa de conversão e os fatores que prejudicam ou melhoram o desempenho de sua loja. Mas, para melhorar esse indicador, é necessário que mais pessoas passem na sua loja e entrem, por isso, hoje vamos dar algumas dicas e estratégias para aumentar o movimento da operação.

1. Faça comemorações, coquetéis e outros eventos promocionais

Eventos são uma ótima estratégia de marketing e, quando bem planejados e executados, as pessoas possuem uma boa experiência e isso ficará marcado, fazendo-as pensar na sua marca com uma ótima lembrança.

Faça um coquetel de inauguração, de lançamento de coleção ou até mesmo um café temático sobre o novo filme do momento se for pertinente ao seu negócio. Para começar, faça uma campanha de email para os seus atuais clientes, comece um relacionamento com alguns influenciadores do segmento e divulgue em suas mídias sociais. Mesmo sendo um simples café, tenha uma agenda para o lançamento ou apresentação de produtos e talvez até um bate-papo com uma pessoa relevante para o seu público.

Para ter o contato de quem for em seu evento, sem precisar colocar uma lista na entrada, é possível sortear alguns brindes ao longo do dia/noite, assim, as pessoas voluntariamente disponibilizarão seus nomes e emails para participar. É uma ótima forma de aumentar a sua base de relacionamento e até de convertê-los em clientes no futuro.

2. Realize uma palestra, seminário ou curso

Além dos coquetéis ou cafés, você pode atrair o seu público com outros tipos de eventos, como uma palestra ou um curso. Por exemplo, uma loja de artigos para festas pode promover mini-cursos de culinária, como de um ovo recheado para a Páscoa ou panetone para o Natal e pode até cobrar a entrada em compra de produtos da loja.

Outro exemplo é uma corretora de investimentos promover palestras sobre os diversos tipos de investimentos, a diferença entre eles, qual o ideal para cada perfil de pessoa etc. E uma loja de roupas fitness pode fazer desde corridas a um seminário sobre alimentação saudável.

3. Esteja na mídia

Mande sempre press release para imprensa sobre os seus eventos e outras ações que faça, como uma ação social de doação de alimentos, roupas ou mesmo do rendimento de determinado dia.

4. Faça promoções inteligentes

Se você acompanha aqui o blog, sabe que já falamos mais de uma vez da importância de fazer menos liquidações e mais promoções estratégicas. As grandes liquidações até trazem um bom movimento para loja, mas é possível que os seus clientes se acostumem e esperem sempre a mesma época do ano para comprar, ou seja, acaba por diminuir as idas ao longo do tempo.

Existem várias opções para uma promoção inteligente, como brindes na compra de determinado produto ou acima de certo valor, descontos progressivos e até uma promoção diferente por semana. Essa é a estratégia usada por uma loja de calçados infantis, assim, a ponta de estoque é sempre utilizada como chamariz e, quem passa em frente da loja com frequência, encontra cada vez uma promoção e um gatilho para compra diferentes.

5. Relaciona-se com o seu público sempre

O grande diferencial que uma loja física pode oferecer e a virtual não é o relacionamento ali cara a cara com o cliente. Proporcione uma experiência diferenciada e mantenha o contato depois, lembrando que atrás daquele e-mail, está uma pessoa e não só mais uma oportunidade de venda.

Sempre divulgue novos eventos que for fazer para a sua base e incentive-os a divulgar também para os amigos.

8 estratégias para aumentar o movimento na sua loja física

6. Tenha uma vitrine dinâmica

Ter a mesma vitrine exatamente do mesmo jeito dia após dia não atrai a atenção do consumidor. Não basta somente trocar a roupa, mas invista em personalizar os seus manequins, por exemplo. Adesivos que representam expressões, ícones que tenham relação com o seu público e manequins com poses atraem o cliente à loja.

7. Deixe o cliente tocar no produto

Se a experiência é o grande diferencial que você pode oferecer ao cliente, então deixe e até incentive que ele pegue no produto, que possa sentir o cheiro, textura, qualidade e outros aspectos que os e-commerces não podem proporcionar.

A chance de o cliente levar um produto após tocá-lo é maior do que se não o fizer, por isso que hoje as lojas de maquiagem e cosméticos deixam que o público teste e combine itens, assim como lojas de móveis que expõem os seus sofás, cadeiras e armários.

8. Acompanhe as métricas de conversão

Não adianta atrair uma multidão de pessoas para a sua loja se a sua equipe não está preparada para isso e se você não fizer o controle da taxa de conversão. Então lembre-se de treinar a sua equipe para realizar atendimentos simultâneos e faça o controle das suas métricas de aproveitamento. No post de taxa de conversão, disponibilizamos uma tabela simples (de graça e sem formulários) para você começar a fazer esse cálculo.

 

Quais outras estratégias você utiliza para aumentar o fluxo em sua operação? Conta pra gente nos comentários 🙂

Bruna Gonçalves

Formada em Jornalismo, já trabalhou com marketing digital e agora se aventura na área de Gestão de Produto da Disruptiva Franchise Intelligence. Ama tudo o que envolve tecnologia, comida e experiência do cliente.

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