4 benefícios da inteligência de dados para a sua franquia

No Brasil, o mercado de franquias cresceu dois dígitos na última década. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), só em 2015, foram gerados mais de 90 mil empregos diretos, o que representa um crescimento de 8,5% em relação ao ano anterior, e o faturamento teve um aumento similar, 8,3%.

Porém, sabemos que 2016 é um ano em que a economia não está tão aquecida, dessa maneira, você e sua franquia precisam aproveitar todas as oportunidades de crescimento e avaliar como reduzir custos em processos e em tomadas de decisão. A inteligência analítica é uma ótima solução para você ter uma base sólida de dados e informações e, assim, melhorar a performance da sua loja.

1. CRM – Entenda a fundo o seu cliente e as tendências de consumo

Ter informações importantes sobre o seu cliente é o grande tesouro desse século. Não estamos falando de nome, sobrenome e e-mail para contato, mas, sim, de dados que representam o comportamento de consumo dele e suas tendências, ou seja, ter um CRM completo e com detalhes pertinentes do seu cliente. Quanto mais personalizada for a sua comunicação, quanto mais próxima da realidade do consumidor, melhor será a resposta dele.

  • Você sabe dizer quando o cliente X costuma comprar em sua loja?
  • Se ele compra em intervalos regulares ou em datas específicas?
  • Se ele deixou de comprar há algum tempo?

Quando você tem uma boa base de dados é possível responder a essas perguntas facilmente. Você poderá determinar se uma de suas lojas está perdendo clientes para outras unidades ou se um cliente fiel simplesmente parou de comprar da sua marca. Já imaginou mandar uma campanha de e-mail personalizada e segmentada oferecendo um desconto especial para as pessoas que deixaram de comprar os seus produtos?

Entendendo também as tendências de consumo, você pode descobrir que em determinado mês suas vendas aumentam sem uma justificativa óbvia, talvez seja por muitos aniversários, muitas reformas de casas ou outro motivo. Assim, você pode elaborar uma promoção especial ou investir mais em publicidade nessa época. Baixe agora mesmo o nosso eBook mostrando como a inteligência analítica está revolucionando o mercado de franquias e varejo.

2. Avalie seu estoque de maneira inteligente

Dados sobre seu estoque podem dizer muito mais do que qual produto está “sobrando”. É importante ter em mãos, sim, os produtos estocados e suas quantidades, mas, além disso, o tempo que o produto fica parado e qual custo isso traz.

Se um produto fica pouco tempo no estoque, menos do que o previsto, é sinal de que você pode investir um pouco mais nele e, para a situação oposta, você sabe que esse produto não é tão popular com o seu público, seja pela qualidade ou pelo preço. Dessa maneira, é possível elaborar estratégias para a saída mais rápida dele.

A consequência de um estoque sem análise crítica é imobilizar o seu capital de giro, pois ter produto sem giro significa dinheiro parado , que não rende e que não pode ser reinvestido. Além de não poder investir em outros produtos com alto giro, pois você tem aqueles parados.

3. Saiba quanto falta para atingir sua meta de vendas e faturamento

De maneira muito simples, você visualiza o quanto atingiu da sua meta naquele mês, trimestre ou ano. Acompanhando de perto esses números, você garante que não vai chegar em dezembro e descobrir que só realizou metade do previsto.

Saiba como andam as vendas, faturamento e compras de cada loja e faça as devidas correções a tempo quando necessário.

4. Compare cada número

Um projeto de inteligência analítica bem feito armazena todos os dados para estabelecer o seu histórico. Só assim será possível determinar se você está crescendo ou não, além de te ajudar a estabelecer tanto as tendências de consumo como de gastos em sua loja e, dessa forma, se preparar para esses momentos.

É importante comparar longos períodos, como dois anteriores ou mais, assim, você terá uma análise real. Por exemplo, você pode perceber que o seu faturamento aumentou em 2016 comparando com 2015, mas representa apenas 20% do de 2014. Se não comparar longos período, você pode concluir que está crescendo, mas, na verdade, 2015 foi ano ruim, assim sua base de comparação é ruim e você termina com uma análise falsa nas mãos.

 

A Disruptiva é uma plataforma voltada para a sua franquia que apresenta todas essas informações e muitas outras de forma rápida, simples e totalmente visual. Assim, você tem tudo o que precisa para melhorar a performance de sua loja e aumentar o seu faturamento. Visite o site e veja de perto como é!

Bruna Gonçalves

Formada em Jornalismo, já trabalhou com marketing digital e agora se aventura na área de Gestão de Produto da Disruptiva Franchise Intelligence. Ama tudo o que envolve tecnologia, comida e experiência do cliente.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.