12 aprendizados para o Franchising & Varejo tiradas do RD Summit 2016 – Parte III

Hoje trazemos os Ășltimos 4 aprendizados 🙂 VocĂȘ pode ver a Parte I aqui e a Parte II aqui.

9. 4ÂȘ Revolução Industrial

Paula Bellizia, Diretora Geral da Microsoft no Brasil, abordou um tema muito relevante e recorrente: tecnologia e inovação.

De acordo com o ranking geral do Índice de Competitividade Mundial (IMD), o Brasil estĂĄ em 56Âș lugar, nossa pior posição na histĂłria. Quais sĂŁo os meios para que mudemos esse Ă­ndice? Paula apontou alguns:

  • Se reinventar por meio da competitividade global
  • Impulsionar o ambiente de negĂłcios
  • Ter e incentivar a liderança inovadora
  • Ter os melhores talentos
  • Senso de urgĂȘncia, execução e timing

A 4ÂȘ Revolução Industrial jĂĄ estĂĄ acontecendo e, como Oli Gardner comentou, as mĂĄquinas nĂŁo dominarĂŁo o mundo, mas serĂŁo aliadas. Ela acontece em 3 frentes:

  • FĂ­sica: VeĂ­culos autĂŽnomos, robĂłtica, impressĂŁo 3D e novos materiais.
  • BiolĂłgica: DiagnĂłstico, tratamento e engenharia genĂ©tica.
  • Digital: IoT (Internet das Coisas), blockchain e modelos de negĂłcios disruptivos.

“A tecnologia Ă© o meio e nĂŁo o objetivo”.

Ela Ă© um meio para nĂłs realizarmos as coisas e, com a inteligĂȘncia artificial, vamos e estamos conquistando tempo.

Quanto o Franchising & Varejo tem se adaptado e adotado as novas tecnologias para ganhar tempo, melhorar anålises, tomadas de decisÔes e aumentar o faturamento? Como jå falamos no post sobre loja do futuro, hå muitas tecnologias sendo desenvolvidas para o varejo e é fundamental acompanhar essas novas soluçÔes para continuarmos competitivos, principalmente, perante aos e-commerces.

10. A Sustentabilidade do Ser

Quando olhamos o assunto da palestra, nĂŁo entendemos o seu propĂłsito, mas depois tudo mudou… Inicialmente Martha diz que precisamos manter o FĂ­sico / Mental / Espiritual e Ético em equilĂ­brio para conseguir ser sustentĂĄvel e ter uma vida plena e feliz. Vamos comentar um pouco sobre cada tema:

12 aprendizados para o Franchising & Varejo tiradas do RD Summit 2016 - Parte III

FĂ­sico: Isso jĂĄ Ă© um assunto muito comentado e as blogueiras fitness estĂŁo ganhando dinheiro falando sobre a importĂąncia de uma alimentação saudĂĄvel e o hĂĄbito da prĂĄtica de exercĂ­cios fĂ­sicos, algo que deveria fazer parte do nosso dia-a-dia. Mesmo sendo um assunto antigo, nĂŁo estamos dando importĂąncia ao nosso corpo, instrumento fundamental para nossa sobrevivĂȘncia.

Martha comenta que ela mesma, jĂĄ sofreu um infarto ocasionado pela falta de atenção com o seu corpo. Por isso voltamos a reforçar a importĂąncia de olharmos um pouquinho para nĂłs e perguntarmos o que estamos fazendo para que o corpo acompanhe nosso ritmo cada vez mais acelerado de vida. VocĂȘ jĂĄ fez essa pergunta hoje?

Mental: Quando entramos nesse assunto, Martha levanta uma pesquisa feita por pesquisadores de Harvard, que durante 65 anos acompanharam pessoas de diferentes classes sociais e estilos de vida. Ao fim da pesquisa ficou claro que as pessoas mais felizes são as que possuem bons relacionamentos.

Para que possamos manter a mente sĂŁ, precisamos nos autoconhecer, e isso foi muito citado em sua palestra, a partir do momento que nos conhecemos e temos certeza do que somos e queremos fazer, o que a sociedade pensa sobre suas atitudes fica irrelevante.

VocĂȘ quebra o paradigma de ser igual a todo mundo e consequentemente atrai pessoas que te fazem bem e trabalha mais feliz, pois vai procurar fazer apenas aquilo que te traz felicidade e paz. A velha frase: “mente sĂŁ, corpo sĂŁo”.

Espiritual: Ou ter um propĂłsito. O que vocĂȘ pode fazer para ajudar o prĂłximo? Martha usa o exemplo das mĂĄscaras de oxigĂȘnio do aviĂŁo: “primeiro coloque a mĂĄscara em vocĂȘ e depois ajude quem estiver ao seu lado” claro, se eu nĂŁo estiver respirando como vou conseguir ajudar outra pessoa a colocar a mĂĄscara?

O propĂłsito funciona da mesma maneira, primeiro encontre o seu, o que vocĂȘ faz que te deixa feliz e realizado? Depois descubra a maneira de ajudar outras pessoas.

Ética: segundo estudo apresentado, 40% da nossa felicidade está baseada nas nossas atitudes, no que fazemos. Fazer o certo nos traz felicidade.

Depois de tudo isso fica claro a importùncia do equilíbrio das dimensÔes em nossa vida. No final do dia o que queremos é estar bem, chegar em casa e ter a sensação de dever cumprido. Aproveitar os momentos de alegria com a família e trazer a felicidade para a nossa vida e das pessoas que amamos.

11. Produtividade

Em um mundo dominado por tecnologia, onde tudo acontece com uma rapidez que Ă s vezes dĂĄ medo, a produtividade tende a seguir os mesmos passos, ou nĂŁo. Christian Barbosa, CEO da Traid Productivity Solutions, inicia a palestra perguntando quantos grupos de WhatsApp nĂłs participamos e quantos poderĂ­amos sair e nĂŁo saĂ­mos?

Uma pergunta simples, mas que nos faz pensar sobre o que fazemos durante o dia que nos tira a atenção do que realmente é fundamental para melhorar nossa performance no trabalho ou na busca do que queremos.

O que importa é o resultado, mas para chegar nele, muitas vezes, precisamos passar por um processo e nem sempre gostamos disso, por isso postergamos as açÔes. O objetivo é focar no que interessa. Saber colocar o tempo a seu favor, uma tarefa difícil, mas que deve ser feita todos os dias até tornarem-se håbitos saudåveis e o seu tempo mais produtivo.

12. Engajamento em MĂ­dias Sociais

Rafael Terra da agĂȘncia Fabulosa Ideia inicia o tema falando sobre o grande objetivo hoje das redes sociais, ajudar o prĂłximo. Como fazemos isso dentro das rede sociais? Tutoriais. Youtube estĂĄ cheio deles e cada dia que passa o nĂșmero de visualizaçÔes e engajamento sĂł aumentam. A partir disso ele listou muitos tĂłpicos que podemos aplicar no Facebook, Snapchat e Instagram e tentaremos resumir para vocĂȘs.

Fazer Live contando as novidades que chegaram na loja ou como o produto funciona gera muito engajamento e desperta curiosidade nas pessoas. Elas se sentem Ășnicas ao saberem que estĂŁo conferindo as novidades em primeira mĂŁo. Compartilhar as postagens dos clientes que falaram de vocĂȘ ou que estĂŁo tirando foto com o seu produto Ă© importante para mostrar o quanto vocĂȘ valoriza o seu cliente.

Defenda sua causa e compartilhe suas conquistas, as pessoas gostam disso e ainda vibram com vocĂȘ. Mas evite usar frases prontas ou imagens de banco de dados, seja autĂȘntico. Em um mundo onde “nada se cria, tudo se copia”, ser autĂȘntico Ă© o maior diferencial que vocĂȘ e sua marca podem ter, por isso coloque a sua frase e faça a sua imagem. O virtual Ă© a nova realidade, quando mostramos pessoas reais e os bastidores, mexemos com o emocional do nosso pĂșblico entĂŁo, inove e conte isso para seus seguidores.

Aproveite, com bom senso, o movimento da mĂ­dia e seja o primeiro a falar. Pedir opiniĂŁo e puxar papo nos comentĂĄrios gera muito engajamento e sugestĂ”es de melhoria para o seu negĂłcio. Mostra tambĂ©m que o seu cliente Ă© muito importante para vocĂȘ.

EntĂŁo, mĂŁos Ă  obra!

Bruna Gonçalves

Formada em Jornalismo, jĂĄ trabalhou com marketing digital e agora se aventura na ĂĄrea de GestĂŁo de Produto da Disruptiva Franchise Intelligence. Ama tudo o que envolve tecnologia, comida e experiĂȘncia do cliente.

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