12 aprendizados para o Franchising & Varejo tiradas do RD Summit 2016 – Parte III

Hoje trazemos os √ļltimos 4 aprendizados ūüôā Voc√™ pode ver a Parte I aqui¬†e a Parte II aqui.

9. 4ª Revolução Industrial

Paula Bellizia, Diretora Geral da Microsoft no Brasil, abordou um tema muito relevante e recorrente: tecnologia e inovação.

De acordo com o ranking geral do √ćndice de Competitividade Mundial (IMD), o Brasil est√° em 56¬ļ lugar, nossa pior posi√ß√£o na hist√≥ria. Quais s√£o os meios para que mudemos esse √≠ndice? Paula apontou alguns:

  • Se reinventar por meio da competitividade global
  • Impulsionar o ambiente de neg√≥cios
  • Ter e incentivar a lideran√ßa inovadora
  • Ter os melhores talentos
  • Senso de urg√™ncia, execu√ß√£o e timing

A 4ª Revolução Industrial já está acontecendo e, como Oli Gardner comentou, as máquinas não dominarão o mundo, mas serão aliadas. Ela acontece em 3 frentes:

  • F√≠sica: Ve√≠culos aut√īnomos, rob√≥tica, impress√£o 3D e novos materiais.
  • Biol√≥gica: Diagn√≥stico, tratamento e engenharia gen√©tica.
  • Digital: IoT (Internet das Coisas), blockchain e modelos de neg√≥cios disruptivos.

‚ÄúA tecnologia √© o meio e n√£o o objetivo‚ÄĚ.

Ela é um meio para nós realizarmos as coisas e, com a inteligência artificial, vamos e estamos conquistando tempo.

Quanto o Franchising & Varejo tem se adaptado e adotado as novas tecnologias para ganhar tempo, melhorar an√°lises, tomadas de decis√Ķes e aumentar o faturamento? Como j√° falamos no post sobre loja do futuro, h√° muitas tecnologias sendo desenvolvidas para o varejo e √© fundamental acompanhar essas novas solu√ß√Ķes para continuarmos competitivos, principalmente, perante aos e-commerces.

10. A Sustentabilidade do Ser

Quando olhamos o assunto da palestra, n√£o entendemos o seu prop√≥sito, mas depois tudo mudou… Inicialmente Martha diz que precisamos manter o F√≠sico / Mental / Espiritual e √Čtico em equil√≠brio para conseguir ser sustent√°vel e ter uma vida plena e feliz. Vamos comentar um pouco sobre cada tema:

12 aprendizados para o Franchising & Varejo tiradas do RD Summit 2016 - Parte III

F√≠sico:¬†Isso j√° √© um assunto muito comentado e as blogueiras fitness est√£o ganhando dinheiro falando sobre a import√Ęncia de uma alimenta√ß√£o saud√°vel e o h√°bito da pr√°tica de exerc√≠cios f√≠sicos, algo que deveria fazer parte do nosso dia-a-dia. Mesmo sendo um assunto antigo, n√£o estamos dando import√Ęncia ao nosso corpo, instrumento fundamental para nossa sobreviv√™ncia.

Martha comenta que ela mesma, j√° sofreu um infarto ocasionado pela falta de aten√ß√£o com o seu corpo. Por isso voltamos a refor√ßar a import√Ęncia de olharmos um pouquinho para n√≥s e perguntarmos o que estamos fazendo para que o corpo acompanhe nosso ritmo cada vez mais acelerado de vida. Voc√™ j√° fez essa pergunta hoje?

Mental: Quando entramos nesse assunto, Martha levanta uma pesquisa feita por pesquisadores de Harvard, que durante 65 anos acompanharam pessoas de diferentes classes sociais e estilos de vida. Ao fim da pesquisa ficou claro que as pessoas mais felizes são as que possuem bons relacionamentos.

Para que possamos manter a mente s√£, precisamos nos autoconhecer, e isso foi muito citado em sua palestra, a partir do momento que nos conhecemos e temos certeza do que somos e queremos fazer, o que a sociedade pensa sobre suas atitudes fica irrelevante.

Voc√™ quebra o paradigma de ser igual a todo mundo e consequentemente atrai pessoas que te fazem bem e trabalha mais feliz, pois vai procurar fazer apenas aquilo que te traz felicidade e paz. A velha frase: ‚Äúmente s√£, corpo s√£o‚ÄĚ.

Espiritual:¬†Ou ter um prop√≥sito. O que voc√™ pode fazer para ajudar o pr√≥ximo? Martha usa o exemplo das m√°scaras de oxig√™nio do avi√£o: ‚Äúprimeiro coloque a m√°scara em voc√™ e depois ajude quem estiver ao seu lado‚ÄĚ claro, se eu n√£o estiver respirando como vou conseguir ajudar outra pessoa a colocar a m√°scara?

O propósito funciona da mesma maneira, primeiro encontre o seu, o que você faz que te deixa feliz e realizado? Depois descubra a maneira de ajudar outras pessoas.

√Čtica:¬†segundo estudo apresentado, 40% da nossa felicidade est√° baseada nas nossas atitudes, no que fazemos. Fazer o certo nos traz felicidade.

Depois de tudo isso fica claro a import√Ęncia do equil√≠brio das dimens√Ķes em nossa vida. No final do dia o que queremos √© estar bem, chegar em casa e ter a sensa√ß√£o de dever cumprido. Aproveitar os momentos de alegria com a fam√≠lia e trazer a felicidade para a nossa vida e das pessoas que amamos.

11. Produtividade

Em um mundo dominado por tecnologia, onde tudo acontece com uma rapidez que às vezes dá medo, a produtividade tende a seguir os mesmos passos, ou não. Christian Barbosa, CEO da Traid Productivity Solutions, inicia a palestra perguntando quantos grupos de WhatsApp nós participamos e quantos poderíamos sair e não saímos?

Uma pergunta simples, mas que nos faz pensar sobre o que fazemos durante o dia que nos tira a atenção do que realmente é fundamental para melhorar nossa performance no trabalho ou na busca do que queremos.

O que importa √© o resultado, mas para chegar nele, muitas vezes, precisamos passar por um processo e nem sempre gostamos disso, por isso postergamos as a√ß√Ķes. O objetivo √© focar no que interessa. Saber colocar o tempo a seu favor, uma tarefa dif√≠cil, mas que deve ser feita todos os dias at√© tornarem-se h√°bitos saud√°veis e o seu tempo mais produtivo.

12. Engajamento em Mídias Sociais

Rafael Terra da ag√™ncia Fabulosa Ideia inicia o tema falando sobre o grande objetivo hoje das redes sociais, ajudar o pr√≥ximo. Como fazemos isso dentro das rede sociais? Tutoriais. Youtube est√° cheio deles e cada dia que passa o n√ļmero de visualiza√ß√Ķes e engajamento s√≥ aumentam. A partir disso ele listou muitos t√≥picos que podemos aplicar no Facebook, Snapchat e Instagram e tentaremos resumir para voc√™s.

Fazer Live contando as novidades que chegaram na loja ou como o produto funciona gera muito engajamento e desperta curiosidade nas pessoas. Elas se sentem √ļnicas ao saberem que est√£o conferindo as novidades em primeira m√£o. Compartilhar as postagens dos clientes que falaram de voc√™ ou que est√£o tirando foto com o seu produto √© importante para mostrar o quanto voc√™ valoriza o seu cliente.

Defenda sua causa e compartilhe suas conquistas, as pessoas gostam disso e ainda vibram com voc√™. Mas evite usar frases prontas ou imagens de banco de dados, seja aut√™ntico. Em um mundo onde ‚Äúnada se cria, tudo se copia‚ÄĚ, ser aut√™ntico √© o maior diferencial que voc√™ e sua marca podem ter, por isso coloque a sua frase e fa√ßa a sua imagem. O virtual √© a nova realidade, quando mostramos pessoas reais e os bastidores, mexemos com o emocional do nosso p√ļblico ent√£o, inove e conte isso para seus seguidores.

Aproveite, com bom senso, o movimento da m√≠dia e seja o primeiro a falar. Pedir opini√£o e puxar papo nos coment√°rios gera muito engajamento e sugest√Ķes de melhoria para o seu neg√≥cio. Mostra tamb√©m que o seu cliente √© muito importante para voc√™.

Então, mãos à obra!

Bruna Gonçalves

Formada em Jornalismo, já trabalhou com marketing digital e agora se aventura na área de Gestão de Produto da Disruptiva Franchise Intelligence. Ama tudo o que envolve tecnologia, comida e experiência do cliente.

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