12 aprendizados para o Franchising & Varejo tiradas do RD Summit 2016 – Parte III – Franchise Intelligence

12 aprendizados para o Franchising & Varejo tiradas do RD Summit 2016 – Parte III

Hoje trazemos os últimos 4 aprendizados 🙂 Você pode ver a Parte I aqui e a Parte II aqui.

9. 4ª Revolução Industrial

Paula Bellizia, Diretora Geral da Microsoft no Brasil, abordou um tema muito relevante e recorrente: tecnologia e inovação.

De acordo com o ranking geral do Índice de Competitividade Mundial (IMD), o Brasil está em 56º lugar, nossa pior posição na história. Quais são os meios para que mudemos esse índice? Paula apontou alguns:

  • Se reinventar por meio da competitividade global
  • Impulsionar o ambiente de negócios
  • Ter e incentivar a liderança inovadora
  • Ter os melhores talentos
  • Senso de urgência, execução e timing

A 4ª Revolução Industrial já está acontecendo e, como Oli Gardner comentou, as máquinas não dominarão o mundo, mas serão aliadas. Ela acontece em 3 frentes:

  • Física: Veículos autônomos, robótica, impressão 3D e novos materiais.
  • Biológica: Diagnóstico, tratamento e engenharia genética.
  • Digital: IoT (Internet das Coisas), blockchain e modelos de negócios disruptivos.

“A tecnologia é o meio e não o objetivo”.

Ela é um meio para nós realizarmos as coisas e, com a inteligência artificial, vamos e estamos conquistando tempo.

Quanto o Franchising & Varejo tem se adaptado e adotado as novas tecnologias para ganhar tempo, melhorar análises, tomadas de decisões e aumentar o faturamento? Como já falamos no post sobre loja do futuro, há muitas tecnologias sendo desenvolvidas para o varejo e é fundamental acompanhar essas novas soluções para continuarmos competitivos, principalmente, perante aos e-commerces.

10. A Sustentabilidade do Ser

Quando olhamos o assunto da palestra, não entendemos o seu propósito, mas depois tudo mudou… Inicialmente Martha diz que precisamos manter o Físico / Mental / Espiritual e Ético em equilíbrio para conseguir ser sustentável e ter uma vida plena e feliz. Vamos comentar um pouco sobre cada tema:

12 aprendizados para o Franchising & Varejo tiradas do RD Summit 2016 - Parte III

Físico: Isso já é um assunto muito comentado e as blogueiras fitness estão ganhando dinheiro falando sobre a importância de uma alimentação saudável e o hábito da prática de exercícios físicos, algo que deveria fazer parte do nosso dia-a-dia. Mesmo sendo um assunto antigo, não estamos dando importância ao nosso corpo, instrumento fundamental para nossa sobrevivência.

Martha comenta que ela mesma, já sofreu um infarto ocasionado pela falta de atenção com o seu corpo. Por isso voltamos a reforçar a importância de olharmos um pouquinho para nós e perguntarmos o que estamos fazendo para que o corpo acompanhe nosso ritmo cada vez mais acelerado de vida. Você já fez essa pergunta hoje?

Mental: Quando entramos nesse assunto, Martha levanta uma pesquisa feita por pesquisadores de Harvard, que durante 65 anos acompanharam pessoas de diferentes classes sociais e estilos de vida. Ao fim da pesquisa ficou claro que as pessoas mais felizes são as que possuem bons relacionamentos.

Para que possamos manter a mente sã, precisamos nos autoconhecer, e isso foi muito citado em sua palestra, a partir do momento que nos conhecemos e temos certeza do que somos e queremos fazer, o que a sociedade pensa sobre suas atitudes fica irrelevante.

Você quebra o paradigma de ser igual a todo mundo e consequentemente atrai pessoas que te fazem bem e trabalha mais feliz, pois vai procurar fazer apenas aquilo que te traz felicidade e paz. A velha frase: “mente sã, corpo são”.

Espiritual: Ou ter um propósito. O que você pode fazer para ajudar o próximo? Martha usa o exemplo das máscaras de oxigênio do avião: “primeiro coloque a máscara em você e depois ajude quem estiver ao seu lado” claro, se eu não estiver respirando como vou conseguir ajudar outra pessoa a colocar a máscara?

O propósito funciona da mesma maneira, primeiro encontre o seu, o que você faz que te deixa feliz e realizado? Depois descubra a maneira de ajudar outras pessoas.

Ética: segundo estudo apresentado, 40% da nossa felicidade está baseada nas nossas atitudes, no que fazemos. Fazer o certo nos traz felicidade.

Depois de tudo isso fica claro a importância do equilíbrio das dimensões em nossa vida. No final do dia o que queremos é estar bem, chegar em casa e ter a sensação de dever cumprido. Aproveitar os momentos de alegria com a família e trazer a felicidade para a nossa vida e das pessoas que amamos.

11. Produtividade

Em um mundo dominado por tecnologia, onde tudo acontece com uma rapidez que às vezes dá medo, a produtividade tende a seguir os mesmos passos, ou não. Christian Barbosa, CEO da Traid Productivity Solutions, inicia a palestra perguntando quantos grupos de WhatsApp nós participamos e quantos poderíamos sair e não saímos?

Uma pergunta simples, mas que nos faz pensar sobre o que fazemos durante o dia que nos tira a atenção do que realmente é fundamental para melhorar nossa performance no trabalho ou na busca do que queremos.

O que importa é o resultado, mas para chegar nele, muitas vezes, precisamos passar por um processo e nem sempre gostamos disso, por isso postergamos as ações. O objetivo é focar no que interessa. Saber colocar o tempo a seu favor, uma tarefa difícil, mas que deve ser feita todos os dias até tornarem-se hábitos saudáveis e o seu tempo mais produtivo.

12. Engajamento em Mídias Sociais

Rafael Terra da agência Fabulosa Ideia inicia o tema falando sobre o grande objetivo hoje das redes sociais, ajudar o próximo. Como fazemos isso dentro das rede sociais? Tutoriais. Youtube está cheio deles e cada dia que passa o número de visualizações e engajamento só aumentam. A partir disso ele listou muitos tópicos que podemos aplicar no Facebook, Snapchat e Instagram e tentaremos resumir para vocês.

Fazer Live contando as novidades que chegaram na loja ou como o produto funciona gera muito engajamento e desperta curiosidade nas pessoas. Elas se sentem únicas ao saberem que estão conferindo as novidades em primeira mão. Compartilhar as postagens dos clientes que falaram de você ou que estão tirando foto com o seu produto é importante para mostrar o quanto você valoriza o seu cliente.

Defenda sua causa e compartilhe suas conquistas, as pessoas gostam disso e ainda vibram com você. Mas evite usar frases prontas ou imagens de banco de dados, seja autêntico. Em um mundo onde “nada se cria, tudo se copia”, ser autêntico é o maior diferencial que você e sua marca podem ter, por isso coloque a sua frase e faça a sua imagem. O virtual é a nova realidade, quando mostramos pessoas reais e os bastidores, mexemos com o emocional do nosso público então, inove e conte isso para seus seguidores.

Aproveite, com bom senso, o movimento da mídia e seja o primeiro a falar. Pedir opinião e puxar papo nos comentários gera muito engajamento e sugestões de melhoria para o seu negócio. Mostra também que o seu cliente é muito importante para você.

Então, mãos à obra!

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