12 aprendizados para o Franchising & Varejo tiradas do RD Summit 2016 – Parte II – Franchise Intelligence

12 aprendizados para o Franchising & Varejo tiradas do RD Summit 2016 – Parte II

Ontem postamos a primeira parte dos nossos aprendizados do RD Summit 2016, você pode conferir aqui. Veja também a Parte III da nossa série!

5. Como estabelecer um processo de crescimento

Rafael Damasceno da Supersonic, consultoria especializada em Otimização de Taxa de Conversão (CRO), não apresentou somente as famosas táticas (conhecidos como hacks) de conversão, mas explicou como criar um processo contínuo de otimização.

O processo de Growth Hacking (em tradução livre podemos dizer que são táticas criativas de crescimento) é baseado no antigo método científico. Resumidamente, Damasceno apresentou esse processo (clique para ampliar):

Processo de growth hacking (RD Summit 2016)

Rafael falou de hipóteses e testes em páginas web, mas será que não é possível pensar em um método para o dia a dia do varejo?

Ao trabalhar com métricas e metas, é possível perceber mudanças após algumas ações estratégicas. Por exemplo, você pode analisar o antes e depois do PA da sua equipe de vendas após um treinamento específico ou se o número de atendimentos aumentou depois de uma ação de marketing. Assim, terá certeza da efetividade dessas ações e pode se orientar para fazer mais do que está dando resultado.

O mais importante que Damasceno enfatizou é a rapidez. Agilidade para identificar problemas e desvios de meta, levantar soluções e, principalmente, colocar em prática. Se você demora nesses pontos, os seus concorrentes serão mais rápidos e você ficará para trás.

6. Crescimento acelerado

J.D. Peterson do Trello, ferramenta colaborativa de gestão de projetos, compartilhou algumas estratégias que fizeram a empresa chegar em 17 milhões de usuários em todo o mundo em apenas 5 anos. Algumas são bastante aplicáveis no varejo:

Produto certo na hora certa: É fundamental inserir o seu produto nos contextos certos. Por isso conheça muito bom o seu público, em quais redes sociais ele está, quais meios de comunicação consomem e quais lugares gostam de frequentar. Assim, você pode escolher em qual lugar quer aparecer, quais eventos pode aproveitar e estar presente no dia a dia do seu consumidor.

Grátis: O Trello possui uma versão grátis e outra com mais features paga. Você não precisa distribuir nada gratuitamente, mas pode elaborar promoções estratégicas e “dar” brindes em determinadas compras ou até fazer um sorteio de um produto famoso da sua loja.

Efeito viral: Um dos principais motivos para o crescimento do Trello foi o efeito viral. Os próprios usuários convidavam colegas por dois motivos: a) para colaborar em um card (tarefa) criado dentro da plataforma ou b) porque se tornavam “usuários gold” e tinham acesso a outras funcionalidades. Pense em como você pode proporcionar o mesmo efeito viral. Um case recente é o da marca de maquiagem Quem Disse, Berenice?, em que uma pessoa indicava algumas amigas para ganhar um batom ou lápis de olho, a pessoa indicada só precisava ir até uma loja para retirar o produto. Esse produto era grátis, mas então entra o talento do vendedor de sugerir outros itens que combinem com a pessoa.

Na dúvida, faça as pessoas felizes: Se você não sabe o que fazer para melhorar a sua loja e/ou marca, escute os seus consumidores. Peça por feedbacks, tanto em relação aos produtos, como da loja e dos vendedores. Como já dissemos, experiência de compra é tudo. As pessoas gostam de ser escutas e, mais do que isso, de ver que levaram em consideração a sugestão que foi dada.         

7. A aplicação do Neuromarketing

Fernando Kimura nos mostrou que os consumidores adquirem produtos de forma inconsciente, causadas por emoções, sentimentos e sensações que são consideradas razões não racionais e ficam muito perto da área inconsciente do cérebro. Por isso, cada vez mais precisamos criar estratégias focadas em atingir o inconsciente do nosso público.

Observar as pessoas e entender a narrativa, como se comportam é ponto inicial para a conquista da curiosidade. Fazer o cliente se sentir único e transformar a compra em uma experiência única faz o cliente lembrar de você quando precisar de um presente, uma roupa, um sapato ou um hambúrguer.

Algumas atitudes já fazemos há muito tempo no varejo, que são as táticas dos 5 sentidos, cheiro da loja, organização, limpeza, temperatura, teste de produto, som ambiente e muitos outros.

Precisamos aperfeiçoar ainda mais esses pontos e trazer experiências únicas para cada cliente. Mostrar antes e depois de uma troca de look, ou da cor da parede do quarto, atendimento exclusivo são algumas atitudes que ajudam a atingir o inconsciente. Use a criatividade e pense em estratégias que você pode aplicar na sua loja e trazer experiências para o cliente, como fazer que ele se sinta único e exclusivo?

8. Storytelling

Quem sou eu? Pergunta muito conhecida. Mas que podemos descobrir muitas verdades, forças e fraquezas que carregamos. Essa foi uma das ideias que o Olavo Pereira da Narrative quis nos passar na sua palestra. Saber o que gostamos de fazer e como posso colocar dentro do meu ambiente de trabalho a minha essência é fundamental para que possamos exercer melhor nossa função.

Ter empatia, se colocar no lugar do próximo, é umas das grandes tendências do momento, as pessoas querem cada vez mais se sentirem únicas e importantes. Esse sentimento tem de ser vivido pelo cliente dentro da sua loja.

Por que você gosta tanto daquela série? Ou sempre usa a mesma marca de jeans? É porque em algum momento criamos um tipo de conectividade com eles, nos vemos nos personagens ou queremos a marca que sempre nos traz algum sentimento bom.

Você já parou para pensar qual sua motivação para trabalhar? O que você mais gosta de fazer e como você pode aplicar isso ao seu trabalho?

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